top of page

Turma 2018/2 e 5º Ano C - Colégio de Aplicação

A primeira oferta da disciplina Jornalismo Comunitário ocorreu no segundo semestre de 2018. Ministrada pelas professoras Leslie Chavez e Terezinha da Silva, que elaboraram o primeiro Plano e o Programa da disciplina. Neste semestre, os graduandos trabalharam com as crianças do 5º ano C do Colégio de Aplicação da UFSC, na produção de podcasts temáticos, que mais tarde se tornaram o programa Transmissão no Aplicação.

 

A parceria com o colégio se deu através da professora Carla Loureiro, quem propôs um trabalho conjunto entre o curso de Jornalismo e o Aplicação, articulados com o projeto “Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã”.

Escola-Mundo é um projeto nacional, coordenado pelo professor Nelson De Luca Pretto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e conta com a participação de pesquisadores do Centro de Ciências da Educação (CED) e do Colégio de Aplicação, entre eles a professora Carla. A disciplina de Jornalismo Comunitário entrou como parceira no processo de produção de podcasts.


Os alunos do 5º Ano C tiveram o protagonismo em todas as produções. A intenção da disciplina não era de produzir para eles, mas produzir com eles.

 

Os podcasts produzidos estão disponíveis no blog escolamundo.ufsc.br.

Neste semestre também foi criado o Manual para Oficinas de Produção de Podcasts com o intuito de sistematizar o trabalho e permitir que outras turmas do Aplicação, ou até mesmo de outras instituições, pudessem criar suas produções de áudio.

Algumas das produções

TransmissãoNoAplicação_Logo_Vermelho_
Preconceito Sem Efeito5º Ano C
00:00 / 05:09

As alunas Amanda, Helena e Rafaella entrevistaram quatro alunos do Colégio de Aplicação sobre bullying. Saiba mais.

Recado Gamer5º Ano C
00:00 / 02:55

Os alunos Arthur, Diogo, Isabela e Rafael falaram sobre jogos eletrônicos, baseando-se em um questionário enviado para setenta e cinco crianças da escola. Saiba mais.

Podflix5º Ano C
00:00 / 03:55

Amanda, Anny, Isabeli, Lui, Marianny, Rafaella e Rodrigo falam sobre suas séries e filmes favoritos. Saiba mais.

bottom of page