Turma 2020/1
Projeto digital com ACAM
No primeiro semestre de 2020, diante do contexto da pandemia de COVID-19, e a retomadas das atividades na UFSC de forma remota, a proposta da disciplina foi adaptada para os meios digitais. O trabalho foi desenvolvido junto à Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM). O projeto foi desafiador, pois implicou trabalhar com uma organização à distância, sem conhecer pessoalmente o território e as pessoas.
Os 26 graduandos, junto à professora Melina Ayres, elaboraram uma proposta de ação para potencializar os meios de comunicação da instituição e seus diferentes públicos durante a pandemia. Ofertaram-se oficinas sobre: produção de vídeo, comunicação organizacional, projeto gráfico, produção de revistas e branding.
A ACAM é uma Organização não governamental (ONG), instituição integrante da Rede do Instituto Padre Vilson Groh (Rede IVG). Com cerca de 40 anos de atuação, desenvolve ações educativas e socioassistenciais voltadas para crianças e adolescentes em uma região de vulnerabilidade social de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Está localizada no Morro do Mocotó, um dos bolsões de pobreza existentes na cidade, no complexo do Maciço do Morro da Cruz, bairro Prainha.