top of page

Turma 2019.2

comunidade-online.png

Em 2019-2 a disciplina foi oferecida pelas professoras Terezinha da Silva e Melina Ayres. Nas discussões iniciais com a turma sobre qual organização/instituição se trabalharia, os estudantes junto às docentes decidiram se dividir, buscando atender a duas organizações/instituições distintas.

1) O grupo orientado pela professora Melina Ayres, deu continuidade ao projeto iniciado em 2018-2 no Colégio de Aplicação, junto às crianças do 5º ano C, alunos da professora Carla Loureiro.

 

2) O grupo orientado pela professora Terezinha da Silva, desenvolveu o trabalho com as crianças e adolescentes da Casa da Criança.

Vale destacar que neste período os alunos da UFSC deflagraram uma greve estudantil, sendo que as aulas de Jornalismo Comunitário foram as únicas mantidas, por entender que esta disciplina é a única da grande curricular da Graduação em Jornalismo da UFSC que gera um vínculo direto entre o curso e a comunidade.

Projeto Colégio Aplicação UFSC

A professora Melina Ayres trabalhou com um grupo de graduandos no Colégio de Aplicação da UFSC, junto aos alunos do 5to ano C, regidos pela professora Carla Loureiro. O trabalho deu continuidade ao projeto Transmissão no Aplicação.

 

Como este mesmo grupo de crianças havia trabalhado com a turma de Jornalismo Comunitário em 2019.1, e já tinham conhecimentos básicos de produção de podcast, foi possível avançar nestes saberes e produzir uma grande quantidade de materiais.

Desde modo, ao longo do semestre foram oferecidas oficinas de entrevista, apuração, roteirização, edição de podcast e Fake News. De cada oficina resultaram um conjunto de podcasts, totalizando 25 produções sobre temas vinculados tanto à greve estudantil, que afetou diretamente a comunidade da escola, quando ao entorno maior, vivenciado pelas crianças em suas rotinas diárias.

Algumas das produções

TransmissãoNoAplicação_Logo_Vermelho_
O que são fake newsPodcast
00:00 / 02:45
Sobre o RuPodcast
00:00 / 03:31
Importancia da UFSC e Colegio de AplicaçãoPodcast
00:00 / 04:55

Projeto Casa da Criança

O grupo que trabalhou com crianças e adolescentes da Casa da Criança, localizada no Morro da Penitenciária, na Trindade, foi orientado pela professora Terezinha da Silva. 

 

Na Casa da Criança, que atende mais de 100 crianças/adolescentes, os graduandos trabalharam junto à uma turma de adolescentes, entre 13 e 16 anos. Entre as atividades desenvolvidas os adolescentes visitaram o Departamento de Jornalismo, conheceram os estúdios de TV e rádio.

 

Os jovens optaram por trabalhar com podcasts. Conheceram algumas técnicas de produção jornalística, aprenderam a utilizar as ferramentas de gravação e edição de áudio e produziram três podcasts sobre temáticas selecionadas por eles. Importante salientar que para além da produção de áudio, a escolha das temáticas abriu a possibilidade de gerar reflexões a respeito de suas vivências.

 

A ideia era dar continuidade ao projeto iniciado em 2020-1, mas a pandemia de COVID-19 inviabilizou o trabalho.

Algumas das produções

Sobre o RapCasa da Criança
00:00 / 06:45
Sobre MaquiagemCasa da criança
00:00 / 02:49
bottom of page